quarta-feira, dezembro 20, 2006

Postos ficarão abertos durante feriados de Natal e Ano Novo

A Secretaria de Saúde informou que a população de Itabuna não precisa se preocupar com a questão médica, pois terá postos de saúde à sua disposição durante os feriados de Natal e Ano Novo, para atendimento dos casos de urgência e emergência. De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Básica à Saúde, Renata Benevides, dois postos da rede de atenção básica estarão funcionando em horário especial durante os dias de feriado para o atendimento da população, um em cada margem do rio Cachoeira.

Na margem esquerda do rio, o posto Alberto Teixeira Barreto, localizado no bairro Califórnia, estará aberto das 07 às 19 horas, com uma equipe médica composta por um clínico geral, um enfermeiro, um técnico em enfermagem, um vigilante e um recepcionista, que comporão a equipe de cada um dos postos. Na margem direita do rio, o posto escolhido para funcionar em horário especial durante os feriados do dia 25 e 01 de janeiro foi o José Édites, no bairro São Caetano, que contará com a mesma estrutura de pessoal para o atendimento da população que reside deste lado do rio.

A escolha dos postos de saúde se deu de forma técnica. Ela contou ainda com um critério específico que foi o da proximidade de um maior volume populacional em uma área de raio aproximado de dois quilômetros, o que determinou os postos Alberto Teixeira e José Édites como as melhores escolhas para o plantão nos dias de festas. Renata esclareceu que, para os que exagerarem durante as comemorações, os postos estarão aparelhados e capacitados a atender todo tipo de urgência e emergência ambulatorial, diminuindo a necessidade de que as pessoas procurem os prontos-socorros de nossa cidade.

Objetivo - Segundo informou Renata, este é o principal objetivo da medida solicitada pelo secretário de Saúde, Jesuíno Oliveira, visando a redução do congestionamento natural nos dias de feriado nos prontos-socorros, que costumam ter uma procura muito acentuada devido aos resultados dos abusos naturais das comemorações de fim de ano. Com a abertura dos postos, a sobrecarga, que normalmente se apresenta nestes dias, será amenizada, explicou a diretora. A medida evita ainda o aborrecimento das pessoas com a demora no atendimento, devido ao acúmulo de casos em um mesmo dia, diminuindo os transtornos causados pelo aumento da demanda.

Outro objetivo que determinou a abertura dos postos da rede de atenção básica do município, ainda segundo a diretora do departamento de atenção básica, foi a necessidade de se aumentar a resolutibilidade dos procedimentos neste setor da rede municipal de saúde, proporcionando um melhor atendimento à população itabunense. (Fonte: Ascom de Itabuna)