quarta-feira, dezembro 20, 2006

Moradores de mais cinco bairros discutem PDU na Vila Olímpica

A discussão em torno do Plano Diretor Urbano - PDU, que vem sendo levada a várias partes da cidade vem ganhando novas sugestões e propostas de moradores dos bairros de Itabuna que participam ativamente das reuniões promovidas pela Comissão Municipal de Referência Local, criada especialmente para esse fim. O mais recente encontro, o sétimo da série, entre a comissão e os moradores aconteceu na noite da última segunda-feira, 18, na Vila Olímpica de Itabuna e contou com um publico considerável, segundo os organizadores.

Na reunião, que teve a participação de representantes dos bairros São Caetano, Banco Raso, Santa Tereza, Santa Rita e Carlos Silva, foram discutidas questões relacionadas a habitação e infra-estrutura, cultura e meio ambiente, transporte e acessibilidade e o desenvolvimento institucional. Na abertura dos trabalhos, como já é de praxe, foi exibido um filme de aproximadamente oito minutos, onde um programa de rádio esclarece sobre o que é o PDU, sua importância para uma cidade e porque é imprescindível a participação da comunidade nas sugestões para a elaboração de projetos e obras que vão beneficiar toda a população, a partir das necessidades de cada área, apresentadas pelos próprios moradores de cada bairro.

O programa de cada reunião conta ainda com a formação de grupos nas áreas específicas de trabalho e cada um desses grupos tem um moderador e um relator, a quem compete sistematizar sugestões e propostas a serem incorporadas ao Plano Diretor Participativo de Itabuna ao final da última reunião, segundo o diretor de Planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Luís Marques. Ele tem atuado como um dos moderadores durante os debates que são realizados semanalmente em cada encontro.

Luís Marques é arquiteto e destaca como de fundamental importância a participação da comunidade nas discussões do PDU. Essa mobilização tem animado os organizadores, o que demonstra, na opinião do diretor, o interesse da população em participar do processo. “Tivemos o cuidado de elaborar minuciosamente, e em equipe, o calendário de debates que tem servido de rumo para nossos encontros semanais e agora já estamos quase concluindo esse ciclo de discussões que norteará os rumos de nossa cidade com vistas a uma melhor qualidade de vida das pessoas que nela habitam”, concluiu o diretor.

Até agora, já foram realizadas reuniões em Ferradas, com moradores de quatro bairros circunvizinhos e da Roça do Povo, Itamaracá, Lomanto, Mutuns, Mangabinha, Jardim Primavera e São Caetano e todas as áreas próximas a esses bairros. A próxima reunião, a oitava de um total de 13, já está programada para esta quarta-feira, 20, no bairro Pedro Jerônimo, abrangendo ainda o Zizo, Fonseca, Maria Pinheiro, Daniel Gomes, Vale do Sol, Novo Fonseca e São Pedro. O último encontro da comissão será no dia 19 de janeiro de 2007 com os moradores da região do bairro de Fátima. (Fonte: Ascom de Itabuna)