quarta-feira, dezembro 27, 2006

Ilhéus “se veste” para receber os turistas

Com a chegada do verão, torna-se cada vez maior a presença de turistas em Ilhéus. Vindos de todas as partes do Brasil e de diversos outros países, os visitantes são atraídos pelas belezas naturais e a riqueza histórico-cultural do município que se celebrizou na literatura de Jorge Amado. O destaque desta semana foi a presença de mais de 3 mil turistas, que chegaram nos navios Sky Wonder e Island Star. O primeiro atracou no Porto de Ilhéus nesta segunda-feira e o outro, na terça. Este ano, a cidade está na rota de 30 cruzeiros marítimos, número superior ao registrado no verão passado.

Para acolher os visitantes, a Secretaria Municipal de Turismo, com o apoio da Fundação Cultural de Ilhéus, tem feito uma programação especial e investido no receptivo. Baianas, além de personagens típicos da região, como Gabriela, o turco Nacib e o coronel do cacau cumprimentam os visitantes no porto, na Casa de Jorge Amado e na Casa dos Artistas.

“O investimento no receptivo tem sido um diferencial importante em nossa cidade e isso é apontado pelos turistas”, salienta o secretário municipal de Turismo, Paulo Moreira. Ele enfatiza que, além do receptivo, a Prefeitura tem procura outras formas de agradar os visitantes, facilitando o acesso a informações sobre serviços e opções de lazer.

“Outra iniciativa que considero importante é o Projeto Cravo e Canela, que começou a dar vida nova à Avenida Dois de Julho”, observa o secretário. O prefeito Valderico Reis acredita que o apoio ao turismo é uma das formas de garantir o desenvolvimento da cidade, com o incremento da atividade econômica e geração de emprego. “Por isso, nós temos mantido um diálogo aberto e produtivo com as empresas desse setor”, destaca o prefeito. (Fonte: Ascom de Ilhéus)