sexta-feira, dezembro 01, 2006

Hoje tem grande festa de Portão

O mais autêntico samba de roda da Bahia, fanfarras e grupos culturais vão abrir, nesta sexta-feira (1°), a Grande Festa de Portão, o maior evento popular do Litoral Norte. Este ano a Prefeitura de Lauro de Freitas e a Comissão de organização investiram na valorização da cultura local, resgatando uma tradição de 22 anos. Com uma estimativa de público em torno de 15 mil para cada dia, a festa começa com o arrastão cultural, na sexta-feira e segue no sábado com o desfile dos blocos Mirim, Furacão, Prakatá e Primeiro Beijo, além dos shows das bandas Os Dez Compromissados, Prabalá, Swing e Sedução e outros.

No domingo pela manhã, fogos berimbaus, baianas e atabaques anunciam o início da lavagem de Portão. Após o cortejo, as bandas Bankoma, Ki Audácia e TDI agitam a multidão. Ainda no domingo, a grande atração da festa, a banda Mosiah faz a galera balançar com seu reggae de raiz. A festa que há 16 anos balança a comunidade e leva alegria à população, revela a beleza e a cultura afro da localidade.

Para aumentar o brilho da festa, a Prefeitura está substituindo as lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de vapor metálico de 250 watts. Também estão sendo instalados 800 metros de gambiarras, que iluminarão as ruas de acesso à festa.

É justamente nessas vias que a Guarda Municipal atuará durante os festejos. Viaturas, motos e um efetivo de 20 homens estarão reforçando as barreiras de acesso ao local, em ação conjunta com a Polícia Militar, que deve disponibilizar cerca de 65 homens na sexta-feira e no sábado. No domingo o efetivo será de 140 homens. Serão policiais dos batalhões da 52ª CPM, de Choque, Cavalaria, Águia, Rondesp e Polícia Rodoviária.

Segundo o major Elias Neves da 52ª, três câmeras de observação serão instaladas no circuito da folia, além de dois postos de comando, um no módulo em frente à praça e outro na Escola Constantino Vieira. Major Elias Neves alerta que o folião deve evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, áreas tumultuadas e, se possível, ir para a festa em transporte coletivo, evitando congestionamentos e possíveis danos ao veículo particular. O major pede que o folião seja paciente com os mais exaltados e que todos brinquem em paz.

Para ordenar o comércio durante a Grande Festa de Portão, o Departamento de Fiscalização de Posturas Públicas da Secretaria de Serviços Públicos e Segurança Pública - Sesp está cadastrando, até sexta-feira, barraqueiros e ambulantes, no Caji. Para o cadastramento é necessário que o cidadão leve os documentos de identidade, CPF e comprovante de residência. O cadastro é gratuito. Fiscais do departamento estarão circulando nos três dias de festa. (Fonte: Ascom de Lauro de Freitas)