terça-feira, dezembro 26, 2006

Escola de Cadetes Mirins certifica 300 alunos em Lauro de Freitas

Trezentos alunos formandos das Escolas de Cadetes Mirins de Lauro de Freitas receberam o certificado de conclusão de curso em solenidade que reuniu pais e mestres emocionados com a formação dos alunos. O ato assinalou também o encerramento do ano letivo e as comemorações dos 15 anos do projeto educacional de preparação para o mercado de trabalho e de inclusão social dos jovens laurofreitenses.

Entre as mães estava Maria das Graças dos Santos que reconhece a importância do projeto para seu filho Eduardo dos Santos. “Desde que entrou na Escola de Cadetes, meu filho melhorou muito, não só na escola, mas como filho, como irmão, como pessoa”. Já entre os formandos, a jovem Daniela Santos do Nascimento, 17 anos, diz que “na Escola de Cadetes, só não aprende que não quer”. Daniela dos Santos passou três anos no projeto e sente que já está preparada para buscar sua vaga de emprego. “Aprendi muito no Curso de Aprendizagem Comercial e me sinto mais segura, mais forte para segura para arrumar um emprego”.

O novo modelo da Escola de Cadetes Mirins, implantado pela atual gestão municipal, foca a capacitação dos jovens através da educação. O currículo inclui noções de ética e empreendendorismo, com o mesmo peso dos módulos profissionalizantes, como destaca o secretário municipal de Educação Manoel Carlos dos Santos. “A Escola de Cadetes Mirins é um dos principais instrumentos de inclusão social, que é o foco da gestão Moema Gramacho. Nosso principal objetivo aqui é capacitar os jovens para que quando atingirem a idade e maturidade adequadas, possam batalhar por seus empregos. Nossa visão é diferente, não queremos utilizá-los como mão-de-obra barata como se fazia anteriormente”.

A prefeita Moema Gramacho, além de entregar o primeiro diploma, fez questão de lembrar as ações da Prefeitura no campo da educação, a exemplo da creche Paulo Jackson, que hoje atende a 181 crianças e a descentralização da merenda escolar. Moema também lembrou que em sua gestão, mais de cinco mil empregos já foram criados e que os jovens cadetes podem ser os próximos profissionais contratados. “Nosso município está crescendo e por isso devemos capacitar nossos jovens para que eles ocupem estas vagas que estão surgindo”. A prefeita também elogiou os jovens formandos. “Sei que ninguém está aqui obrigado, por isso vocês estão de parabéns, por participar de um projeto que faz com que o jovem tenham um algo a mais, uma chance a mais para um futuro melhor”. (Fonte: Ascom de Lauro de Freitas)