quarta-feira, dezembro 06, 2006

Educação infantil será tema de seminário em Ilhéus

“Infância: reflexões para a educação na contemporaneidade” é o tema do I Seminário para gestores, coordenadores e orientadores da Educação Infantil e Ensino Fundamental do município. Promovido pela Secretaria de Educação de Ilhéus, o evento será realizado de 8 às 11h30min e das 14 às 17h20min desta quarta-feira (6), no auditório da Justiça Federal. Ampliar conhecimentos sobre a infância é um dos objetivos da iniciativa, que tem na programação uma série de palestras.

Segundo a coordenação, o evento é fruto da necessidade de discussões mais amplas para envolver os profissionais da área nos desafios da pedagogia da infância. Além disso, foi idealizado com o objetivo de reorganizar o ensino fundamental, tendo em vista a inclusão de crianças de 6 anos na rede municipal de ensino. Provocar reflexões sobre a educação na contemporaneidade e a respeito da urgência de um processo consistente de formação continuada também estão entre os objetivos.

A primeira palestra, que será ministrada por Eronildes Maria Góis de Carvalho , terá como tema “Infância, afetividade, cognição, motricidade e as ações educativas”. Acontece de 8 às 9h50min. “Educação estética – criança sente e se expressa” será o tópico abordado por Marilene Costa Araújo, de 10h10min até 11h30min.

No período da tarde, o evento prossegue com a terceira palestra, que vai enfocar “Um olhar sensível e reflexivo sobre a infância, brincadeira e psicomotricidade”. Sandra Marchesi vai ministrar a palestra, entre 14h e 15h20min. Para fechar a programação, Alba Lúcia Gonçalves vai abordar “Cultura escrita, alfabetização e letramento”, às 15h30min. (Fonte: Ascom de Ilhéus)