terça-feira, dezembro 05, 2006

Centro Cultural de Guanambi já é uma realidade

Guanambi teve um dia histórico para cultura local, no dia 30 de novembro às 18 horas, foi inaugurado o tão aguardado Centro Cultural, com a presença do Governador Paulo Souto, Deputado Federal Fábio Souto, Deputados Estaduais Luiz Augusto e João Bonfim e Prefeitos da Região.

O Governador Paulo Souto e sua comitiva foram recepcionados calorosamente no aeroporto às 14 horas, do último dia 30, pelo Prefeito Nilo Coelho, secretários, vereadores e correligionários do grupo político da atual gestão que em seguida foram recebidos na casa do Prefeito num almoço, para trezentas pessoas, oferecido pela Primeira Dama Solange Coelho. O governador ao falar sobre o Centro Cultural lembrou que “a cidade precisa realmente de um equipamento cultural, como esse que acaba de ganhar. Eu fico muito alegre com isso porque tenho a certeza que o centro vai ativar muito a produção cultural desse município”. Paulo Souto, também falou da transição: “Estou muito feliz porque prometi a população da Bahia que iria trabalhar até o último dia. Estou inaugurando obras, até iniciando coisas novas, contratos internacionais, convênios com outras esferas do governo, de modo que isso mostra que a Bahia está bem ativa, nós estamos fazendo uma transição muito civilizada, desejando que tudo continue a ocorrer bem na Bahia”.

Assim, às 18 horas do dia 30 foi inaugurado o Centro Cultural de Guanambi, obra muito cobrada pelo povo da cidade, que estava parada há sete anos e que com o empenho do Prefeito Nilo Coelho junto ao Governador Paulo Souto foi retomada a obra e agora pertence a sociedade guanambiense, que ganha um importante espaço para o desenvolvimento de projetos culturais.

Após o ato de inauguração, o Governador assinou o termo de cessão de uso para o Município de Guanambi, atendendo a solicitação do Prefeito Nilo Coelho, que muito satisfeito parabenizou o governador e disse: “O Governador foi um exemplo de credibilidade para nosso Estado. Esse centro foi uma obra prometida há muitos anos, que ele retomou, é certo que demorou um pouco, mas ele prometeu que viria inaugurar e veio e também atendeu a minha solicitação para que a prefeitura administrasse o Centro Cultural. Guanambi está muito feliz e eu muito satisfeito”.

Paulo Souto e sua comitiva apreciaram no rol de entrada do Teatro do Centro Cultural, a exposição da artista plástica guanambiense, Rose Fernandes, já no teatro assistiu a apresentação do grupo musical Bahia Sopros, do Teatro Castro Alves, que apresentou peças de Mozart, Händel, Tom Jobim e Ary Barroso de forma bem intimista com instrumentos que variaram do sopro a percussão e em seguida subiu ao palco o Grupo Artístico Bem-te-vi Guanambi da UNEB, que apresentou a peça Deus lhe Pague, texto de Juracy Camargo e direção de Cláudia Danaali, a peça de sete atores, contou a história de um mendigo filósofo, que se deu bem na mendicância, fazendo crítica a sociedade que dá esmolas.

O momento histórico para a cultura de Guanambi, contou a participação de toda a sociedade que pode ver de perto as belíssimas instalações do teatro com capacidades para 400 pessoas, ar condicionado, com excelente acústica e iluminação, boas instalações de camarim, tudo que o bom teatro precisa e que principalmente os artistas necessitam para se expressarem, o Vice-Prefeito e Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Charles Fernandes, parabenizou o povo de Guanambi, ao Prefeito Nilo Coelho e ao Governador Paulo Souto e lembrou que “esta obra estava parada há sete anos e agora o Prefeito juntamente com o Governador entregou ao povo de Guanambi”. É válido lembrar o Centro Cultural de Guanambi será administrado pelo Poder Público Municipal. (Fonte: Ascom de Guanambi)