quarta-feira, dezembro 20, 2006

Buerarema promove seminário sobre assistência social

Promover a consciência social com o objetivo de desenvolver a busca da cidadania de forma integrada e organizar uma agenda unificada do Movimento Municipal pela Cidadania, são os principais objetivos do I Seminário Municipal de Assistência Social de Buerarema. Com o tema “Ação e Cidadania”, o evento vai começar nesta quarta-feira, dia 20, no clube Líder Social de Buerarema, e vai até a quinta. O seminário será aberto pelo prefeito Orlando Filho, às 8 horas, e terá como palestrantes Marluce Guirra Martins Ferreira, secretária municipal de assistência social, que falará sobre Ações Sociais de Buerarema, Centro de Referência em Assistência Social(CRAS) e do Projeto Sentinela.

Bernizeth Zorthea, coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social de Itabuna, abordará Conselho dos Direitos, às 9 da manhã. Logo depois o tema Integração do Cras com O Bolsa Família será abordado por Cristina Firmo, coordenadora de projetos sociais da organização não-governamental Talita de Salvador. O juiz da comarca de Buerarema, Antônio Hygino, encerra a série de palestras da quarta falando sobre o tema Combate á violência, compromisso de todos.

Na quinta-feira, o seminário terá continuidade com a palestra Ressocialização dos jovens em conflito com a lei, tendo como facilitador o padre José Carlos Lima Santos, coordenador da Fundação Reconto. A série de palestras será encerrada pelo deputado estadual Heraldo Rocha, que abordará a nova política nacional de assistência social. Ao final, os grupos de trabalho apresentaram relatórios.

Aproximação da população - A secretária de Assistência Social de Buerarema , Marluce Martins, diz que um dos principais objetivos da assistência social em Buerarema é aproximar a população, tornando-a co-participante. “Queremos manter a população informada sobre os problemas sociais, principalmente aqueles moradores em situação de maior vulnerabilidade”. Marluce diz que “é preciso que a comunidade conheça as anomalias sociais da cidade para que tenha maior envolvimento”.

O prefeito Orlando Filho diz que um dos principais ganhos do seminário será a discussão das políticas públicas para a assistência social . “Nós desenvolvemos em Buerarema uma ampla rede de proteção social. O seminário serve para uma melhor capacitação de gestores que prestam atendimento à população”, completa. (Fonte: Ascom de Buerarema)