terça-feira, dezembro 05, 2006

Agricultura promove encontros com produtores e instituições

A Secretaria Municipal de Agricultura e Turismo promoveu na segunda-feira, dia 4, um encontro com todos os representantes das instituições beneficiadas com os alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA . A reunião aconteceu no auditório do Palace Hotel, e, nesta terça-feira, um outro já está programado para as 8 horas no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, com os pequenos agricultores que integram o projeto e são os responsáveis pelo fornecimento dos alimentos adquiridos pela Prefeitura. O Programa de Aquisição de Alimentos é um projeto do Ministério do Desenvolvimento Social e executado desde o início do ano no município pela Prefeitura de Itabuna.

De acordo com o diretor do Departamento de Agricultura e Associativismo da Secretaria de Agricultura, Anderson Lessa de Santana, o primeiro encontro com os representantes das instituições teve como objetivo fazer um balanço do projeto que já vem sendo desenvolvido com sucesso em Itabuna, com a participação de mais de 200 pequenos produtores da associações da Roça do Povo, Serrado, Assentamento Manoel Chinês, Ribeirão Seco e Morumbi. Ao todo são beneficiadas centenas de pessoas que vivem exclusivamente das atividades agrícolas. Em paralelo, outras 3.423 pessoas assistidas pelas instituições sociais também são beneficiadas mensalmente com o projeto. Elas recebem, através das entidades, alimentos de qualidade comprados diretos dos pequenos produtores.

Anderson informou que o projeto está sendo encerrado no próximo mês de janeiro e a partir de fevereiro ele terá uma nova edição, com a proposta da Secretaria de Agricultura de aumentar o número de participação dos produtores e das entidades beneficiadas. Ele informou que a procura por parte das instituições é grande mas em função da falta de mais recursos, não pode ainda atender toda a demanda. “Mas estamos encaminhando novas propostas ao ministério e acredito que teremos condições de ampliar o projeto”, afirmou.

O diretor disse ainda que Itabuna participa desse projeto graças ao prefeito Fernando Gomes, que tomou a iniciativa de incluir os produtores no programa que segundo ele, beneficia não apenas os pequenos agricultores que passaram a produzir mais e aumentar a fonte de renda, como também as instituições que vivem de doações. “A determinação do prefeito Fernando Gomes é que possamos buscar, seja nas esferas estadual ou federal, novas alternativas de benefícios que possam minimizar os problemas sociais enfrentados por milhares de pessoas de baixo poder aquisitivo e das próprias instituições que estão sempre necessitando de apoio para continuarem funcionando”, complementou. (Fonte: Ascom de Itabuna)