quarta-feira, novembro 08, 2006

Secretaria de Educação investe na melhoria da infra-estrutura esportiva

A reforma da quadra poliesportiva do Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado (Caic), no bairro Jardim Primavera, a construção de quadras nas escolas Dom Ceslau Stanula, no Maria Pinheiro, e Lourival Oliveira, em Ferradas, somados aos investimentos já realizados no setor de Educação Física, a exemplo da contratação de novos profissionais e a reforma completa e reinauguração do Ginásio de Esportes do Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam), estão dando nova dinâmica ao setor esportivo das unidades escolares da rede municipal de ensino de Itabuna.

Na avaliação do titular da Secretaria de Educação e Cultura (SEC), Gustavo Joaquim Lisboa, com estes investimentos a capacidade de atendimento aos estudantes e profissionais da rede foi duplicada. “Agora, com a quadra poliesportiva do Caic completamente reformada, estaremos entregando à comunidade escolar um importante espaço para a prática esportiva”, disse Gustavo. Ele informou ainda que foi iniciado um processo orçamentário, visando analisar a capacidade de aplicação de recursos na construção da quadra do Grupo Escolar Everaldo Cardoso, no bairro São Caetano.

Gustavo Lisboa chamou a atenção ainda para o fato de que, na atual gestão, o número de profissionais de Educação Física atuando nas unidades escolares foi duplicado com a contratação de mais 18 professores. Além disto, a Secretaria de Educação também passou a atender, com projetos específicos, aos professores da rede e as crianças com dificuldades de aprendizagem, através do Projeto Educador com Qualidade de Vida e do Projeto Pequeno Craque.

“Desta forma, estamos conseguindo colocar o esporte no local onde ele deve estar: ao lado da Educação, apoiando as ações educativas. Em razão disso, nós conseguimos dar um salto de qualidade dentro das escolas. Existe um entendimento dentro da Secretaria de que a Educação e o Esporte não podem andar dissociados um do outro. Eles são prática constante e inerentes um ao outro”, afirmou o secretário.

Gustavo assegurou que os investimentos no esporte com base na educação terão continuidade nas ações prioritárias da SEC de Itabuna. Para a construção das quadras poliesportivas das escolas Dom Ceslau Stanula e Lourival Oliveira, além de recursos próprios do orçamento, o município assinou convênio com a União para o repasse de verbas. (Fonte: Ascom de Itabuna)