quinta-feira, novembro 09, 2006

Professor da UPC faz palestra sobre “África e afro-brasileiros”

O mestre em história social da Universidade de São Paulo (USP), Alfredo Boulos, fará palestra sobre “África e afro-brasileiros na sala de aula”, nesta quinta-feira (9), às 19 horas, no auditório do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, em Ilhéus. O encontro tem o objetivo de estimular a formação de valores, hábitos e comportamentos que respeitem as diferenças raciais. O evento é dirigido a professores de história, geografia, pedagogos e profissionais da área de educação.

A diretora do IME, Lidiney Campos de Azevedo, diz que a educação é o processo de formação de qualquer sociedade e abre caminhos para a ampliação da cidadania de um povo. “Nesse sentido, diante da realidade que apontam as desigualdades entre brancos e negros na educação, torna-se necessário adotar medidas que possibilitem mudanças de comportamento, hábitos e atitudes”.
O evento atende também a obrigatoriedade da inclusão de história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos da educação básica (Lei de Diretrizes Básicas 10.639/03). A palestra será realizada em parceria com a editora FTD e equipe diretiva, corpo técnico-pedagógico e professores do IME.

Palestrante - Alfredo Boulos, além de mestre em história social, é doutorando em educação pela Puc, São Paulo. Foi professor do ensino fundamental das redes pública e particular e de cursinhos pré-vestibular. Além disso, é autor das coleções “Construindo nossa história” e “O sabor da história e história, sociedade & cidadania”, de 5ª à 8ª séries. (Fonte: Ascom de Ilhéus)