quarta-feira, outubro 04, 2006

Programa de Regionalização do Turismo terá encontro nacional

Construir uma proposta para subsidiar as emendas parlamentares de 2007. Esse é um dos objetivos do 1º Encontro Nacional do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, que será realizado pelo Ministério do Turismo, nos dias 17 e 18 de outubro, no Blue Tree Park, em Brasília. Para isso, todos os envolvidos no processo de regionalização irão identificar as demandas e as necessidades de infra-estrutura e de qualificação dos municípios que integram os 87 roteiros turísticos priorizados pelos estados e pelo Distrito Federal, com a finalidade de propiciar a estruturação desses roteiros para o mercado internacional.

Cada unidade da Federação estará representada por um grupo de trabalho constituído por representantes do Conselho Nacional de Turismo, dos Órgãos Oficiais de Turismo, dos Fóruns Estaduais de Turismo, dos gestores das Instâncias de Governança Regionais, de outros ministérios, dos interlocutores e instituições parceiras do Programa de Regionalização do Turismo, além dos prefeitos municipais e secretários e/ou dirigentes municipais de Turismo dos 87 roteiros. Os parlamentares convidados para participar do evento assistirão, no dia 18, a partir das 14h, uma plenária com os resultados das discussões e, após essa apresentação, poderão se reunir com os grupos de trabalho.

As demandas de infra-estrutura obtidas a partir dos trabalhos em grupo serão encaminhadas, posteriormente, ao Congresso Nacional para subsidiar a formulação das emendas. Já as de qualificação irão nortear as próximas ações do Ministério do Turismo. Para que as discussões nos 27 grupos de trabalho sejam consistentes, os municípios incluídos nos 87 roteiros priorizados devem realizar a identificação das demandas previamente em seus municípios e apresentá-las durante o Encontro para a integração das necessidades de todo o roteiro turístico. O formulário de descrição das demandas já foi encaminhado aos Órgãos Oficiais de Turismo e às prefeituras municipais.

O público do evento é de aproximadamente 800 pessoas. A ficha de inscrição enviada aos convidados do encontro deve ser preenchida e encaminhada, até a próxima quinta-feira (5), para o endereço eletrônico programa.regionalizacao@turismo.gov.br ou para os seguintes números de fax: (61) 3445-3396 e 3321-7758. (Fonte: Assessoria do Ministério do Turismo / Sebrae)