sexta-feira, outubro 06, 2006

Ilhéus reforça cobertura na vacinação anti-rábica

Equipes da Secretaria de Ilhéus estão mobilizadas na campanha de vacinação canina e felina contra a raiva. O trabalho teve início no dia 18 e envolve seis grupos, que atua inicialmente na zona rural do município. A meta é imunizar 27 mil cães e 6 mil gatos contra a doença.

A coordenação da campanha é do Departamento de Vigilância à Saúde, que conta com a participação do Centro de Controle de Zoonoses. De acordo com a coordenadora da Vigilância, enfermeira Cássia Virgínia Brito, essa fase dos trabalhos tem como objetivo intensificar a cobertura, antes do Dia Municipal de Vacinação Anti-Rábica, programado para 21 de outubro.

Cássia Virgínia explica a importância da vacina, que é a única forma de prevenir a contaminação pelo vírus da raiva. “Essa é uma doença mortal, tanto para os animais como para seres humanos”, afirma. Em caso de cães e gatos com suspeita de portar a enfermidade, os responsáveis devem entrar em contato com a Secretaria de Saúde, pelo telefone 3234-3712. Pessoas mordidas por animais nessa situação também devem procurar a Vigilância Epidemiológica para serem submetidas a tratamento. (Fonte: Ascom de Ilhéus)