sexta-feira, outubro 06, 2006

Bahiatursa oficializa 12ª zona turística da Bahia

A Bahiatursa, através do diretor de Serviços Turísticos, Fernando Góes, assinoun ontem (05), com o reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Abel Rebouças, um protocolo de intenções para consolidação da 12ª zona turística do estado, que terá como sede o município de Vitória da Conquista.

A parceria da Bahiatursa com a Uesb e o Programa Nacional de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil viabilizará a realização de ações significativas para tornar a nova zona turística realidade, como pesquisas, estudos e ações que possam dar suporte técnico para o turismo da região.

A Bahiatursa se compromete a promover cursos, selecionar e contratar os instrutores, coordenar a realização de seminários e oficinas na área do Programa de Regionalização, além de fazer estatísticas e pesquisas de demanda turística, bem como contribuir nas atividades dos conselhos municipais de Turismo.

Serão de responsabilidade da Uesb os dados relacionados à população, renda per capita, infra-estrutura dos municípios, número de inscritos além de providenciar o local onde ocorrerão as aulas, treinamentos e oficinas. Hoje, a Bahia tem 11 zonas turísticas: Costa dos Coqueiros, Costa do Cacau, Costa das Baleias, Baía de Todos os Santos, Costa do Dendê, Costa do Descobrimento, Chapada Diamantina, Vale do Jiquiriçá, Caminhos do Oeste, Lagos do São Francisco e Caminhos do Sertão.

A proposta inicial é que a nova zona em criação, no sudoeste, seja denominada de Rota do Café, por ser a região um pólo da cafeicultura baiana, envolvendo municípios como Barra do Choça, Brumado, Itapetinga, Itororó, Ituaçu, Jequié, Poções, Tanhaçu e Vitória da Conquista. (Fonte: Agecom)