quinta-feira, outubro 05, 2006

Bahia terá parque de conservação ambiental e turismo ecológico

O principal projeto de conservação ambiental e turismo ecológico da Bahia, o Parque Sauípe, terá sua primeira etapa inaugurada no dia 25 de outubro no litoral norte. Com 66 hectares e localizado numa área remanescente de mata atlântica - doada pela Construtora Norberto Odebrecht -, o empreendimento foi desenvolvido pela Cetrel com apoio do Instituto Corredor Ecológico Costa dos Coqueiros (Incecc), Costa do Sauípe, prefeitura de Mata de São João e Ibama.

O parque vai estimular a conservação do ecossistema e fornecer material para o reflorestamento do litoral norte, além de se constituir em atrativo diferenciado para o turismo ecológico. A área possui bosques de sucupira, açaí, mangueiras, caju, pupunha (palmito), ipês entre outros, quatro lagoas e nascentes, dois vales, trechos de restinga e um horto para produção de mudas para reflorestamento.
Pesquisadores da reserva já identificaram no maciço do parque espécies raras, sendo a mais importante o macaco-prego-de-barriga-amarela, primata que se pensava extinto no litoral norte. Há uma grande variedade de pássaros como destaque para os tucanos, os periquitos-jandaia, além de répteis e pequenos mamíferos.

A transferência dos programas de conservação ambiental da Cetrel para o Parque Sauípe vai ampliar as pesquisas e dobrar a capacidade de atendimento aos estudantes de escolas das redes pública e particular. Cerca de dez mil alunos por ano, visitavam o núcleo de meio ambiente da Cetrel, a partir de agora vai ser possível atender 20 mil. (Fonte: Jornal da Mídia)